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Determinar o que é um bom retorno do investimento (ROI) é importante para que a empresa obtenha resultados mais realistas para este indicador, pois o valor medido irá variar dependendo da unidade de negócio ou do investimento realizado.

Essa ferramenta corresponde a um indicador comumente utilizado para avaliar a lucratividade de uma empresa. O retorno financeiro positivo do capital que foi investido no empreendimento. Apesar desse conceito parecer ser bem fácil e simples, entender o que é um bom ROI, saber realmente como funciona e como ele é importante pode aumentar e muito as suas vendas.

Isso porque segundo esse índice você pode ter outras percepções de como identificar o que deve servir de base para essa análise, de acordo com o setor do seu negócio ou área da sua empresa.

Avaliar o ROI é um trabalho muito importante, isso serve tanto para aumentar o crescimento da empresa, quanto ajudar a conquistar novos clientes com aplicação de estratégias mais eficientes. Vamos parar com o papo e vamos entender em 3 tópicos como funciona o ROI.

O que é considerar um bom ROI?

Simplificando, o ROI é medido pela diferença entre o valor da receita (ou seja, o valor da fatura) e o custo do investimento dividido pelo custo do investimento. Portanto, quanto maior o resultado, melhor para o negócio. Consulte a seguinte fórmula:

Em negócios onde o foco é a venda concretizada de produtos, como um e-commerce por exemplo, é simples calcular esse ROI referente a cada produto. Porém em empresas com ramo diferente, nem sempre é possível mensurar esses valores, pois há variação de acordo com o ramo de atividade.

Portanto, o que é um indicador positivo para as empresas do setor empresarial pode não ser o mesmo para as empresas prestadoras de serviço. No entanto, o ROI é uma ferramenta analítica que pode e deve ser utilizada pelas empresas.

Para obter a verificação esperada, basta determinar o valor que será estimado como investimento e entender qual é o custo do investimento. Verifique o que deve ser considerado ao considerar se o ROI das diferentes regiões é positivo ou negativo:

– Publicidade e propaganda;

– Relacionamento com o cliente;

– Marketing Digital;

– Capital de risco.

O que é um bom ROI?

A melhor forma de avaliar o ROI é usar um percentual, pois ajuda a entender o que está relacionado ao valor calculado. Antes de aplicar a fórmula acima, é necessário considerar como esses valores são formados, pois representam a rentabilidade e os custos envolvidos no investimento.

Portanto, é importante considerar todos os custos envolvidos, inclusive os impostos incidentes sobre produtos ou serviços, porque podem modificar o resultado da avaliação. Embora o cálculo do ROI não permita que você inclua o tempo estimado de retorno do investimento, é importante considerar essa estimativa porque ela pode ajudar a análise a determinar se o investimento realmente vale a pena.

A formula utilizada para esse cálculo é formada pela divisão do investimento total pelo valor do lucro líquido, que é representado pela diferença entre a receita total e custo total. O resultado será o tempo necessário para reverter o valor investido na forma de lucro.

Como essa analise pode impactar nos seus resultados?

Vamos exemplificar com uma loja que tenha promoções sazonais em uma loja virtual. Imagine que ao calcular o ROI, os valores referentes aos impostos fossem esquecidos? Esse cenário poderia aparentar uma lucratividade maior do que a real, o que não corresponde com a realidade e poderá acarretar em problemas futuros, se isso se repetir.

Essa análise é importante pois evita prejuízos da empresa e indica se ela está no caminho correto. Portanto, estude o mercado e faça um bom planejamento antes de começar um empreendimento.

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