A experiência de compra é o conjunto de todas as percepções que os clientes recebem no processo de compra de um produto ou serviço. Até mesmo como se sentem após a conclusão da transação. Em outras palavras, a experiência de compra não é o produto em si, mas quais problemas foram solucionados com a aquisição desse produto.
Como você pode analisar, o tema é sobre sentimentos e emoções. A adoção dessa estratégia sem dúvida ajudará a mudar sua abordagem de “quero que você compre de mim” para “quero conhecê-lo para poder aconselhá-lo e solucionar seu problema”.
Ao criar uma experiência de compra inesquecível para seus clientes, você está um passo mais perto de concluir sua próxima venda. A questão então é como criar uma experiência de compra memorável, autêntica e eficaz para conquistar clientes?
Para isso criamos 8 dicas para que você ganhe mais confiança dos seus consumidores:
- Seu ambiente: o primeiro contato do consumidor com sua empresa é o ambiente, decoração, cores, iluminação, design, logo, dentre outros fatores que tem que causar uma boa impressão nos primeiros segundos.
- Seu serviço: gerar relacionamento de confiança, transparência, mostrar-se solícito a atender os clientes tanto no pré-venda, quanto no pós-venda.
- Transparência: não crie resultados que não condizem com a realidade, jogue limpo com seu cliente. Ele deve conhecer ao máximo as vantagens e desvantagens do produto;
- Flexibilidade de opções: mantenha sempre um catálogo amplo e variado, fornecendo mais autonomia para o cliente. Se possível crie algo simples e de fácil compreensão;
- Comunicação próxima: parece algo simples, porém muitas empresas encontram esse problema. Cada pessoa, ciclo social e idade possuem uma maneira de conversar. Se você descobrir como falar com cada esfera da sociedade, você tem uma vantagem grande em relação a outras empresas;
- Ofereça várias opções de pagamento: invista em facilitar a vida do seu cliente/consumidor. Faça ele se sentir confortável em como pagar o seu produto ou serviço;
- Marketing Digital: crie páginas da sua empresa em diferentes meios de comunicação digital. Esse meio está crescendo vertiginosamente e é um excelente método para expor seus produtos;
- Revisão de feedbacks: ouça sempre o que seus consumidores têm a dizer. Coloque uma caixinha de sugestões em sua loja, ou caso seja virtual, crie um formulário on-line de indicações e sugestões. Estreite a relação com seus clientes, pois eles são os seus patrões.