Blog - Locazone

Influenciadores digitais e YouTubers são agora considerados como profissão por muitos e até mesmo se tornaram profissões desejadas. Porém, muitos ainda se perguntam quanto realmente alguém consegue ganhar trabalhando em mídias sociais como YouTube e Instagram. Confira a seguir se realmente ser YoTuber dá dinheiro ou não.

YouTube

Essa plataforma foi lançada em 2007 e rapidamente viralizou entre os adolescentes. Sua popularidade se dá justamente pela facilidade em publicar conteúdos e criar vídeos, que podem ser feitos apenas com um celular com internet. Isso permitiu a diversidade que se encontra na plataforma, atingindo todos os tipos de públicos, indo desde dicas domésticas até tutoriais de jogos. E, dependedo do quanto o canal se torna famoso, é possível fazer disso uma profissão.

Como ganhar dinheiro no YouTube

Monetizar o canal

A primeira forma de se conseguir dinheiro com conteúdos no YouTube é através da monetização. Assim, por cada pessoa que assiste ao conteúdo publicado no seu canal existe uma remuneração. Isso é feito por meio do YPP (YouTube Programa de Parceria), que paga pelo número de cliques. Contudo, não basta sair publicando conteúdo na Plataforma, existem algumas regras para fazer com que seu canal se torne monetizado, como ter no mínimo 1000 inscritos, conteúdo original, ter mais de 18 anos, no mínimo 4000 horas de conteúdo com visualizações e também uma conta no Google Adsense. O pagamento é feito conforme o CPM ou Custo Por Mil visualizações.

Propaganda nos vídeos

Após monetizar o canal é possível incluir propagandas na exibição do conteúdo produzido. E seu funcionamento é igual ao da monetização, onde o valor é proporcional ao número de visualizações. Além disso, no caso de anúncios quanto mais tempo a pessoa assistir melhor e caso o link do anúncio seja acessado mais valor será agregado. Por isso, é comum que os criadores do conteúdo peçam para que seus visualizadores não pulem os anúncios.

Clube de membros

Por fim, outra forma bem comum de YouTubers conseguirem dinheiro é através do clube de membros. Essa opção funciona como uma assinatura mensal que garante benefícios exclusivos para os participantes, como lives exclusivas, figurinhas, conteúdos e até mesmo brindes. E diferente das opções acima, nesse caso é o próprio dono do canal que define os valores e os benefícios, sendo tudo de responsabilidade do mesmo.

Mas quanto ganha um YouTuber?

De acordo com um estudo da Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha, a estimativa é que canais com 1,4 milhões de visualizações mensais faturem em torno de 17 mil dólares por ano, cerca de 94 mil reais. Ou seja, tudo é proporcional e para conseguir milhões de dólares será preciso milhões de visualizações.