Blog - Locazone

O marketing é uma das peças-chaves dentro de uma empresa e é a partir dele que a primeira ligação entre cliente e produto é feita. No marketing ainda pode se ter diferentes diretrizes e uma pouco conhecida é o Marketing Social. Confira a seguir o que é Marketing Social e sua importância dentro das empresas.

Marketing Social

O intuito do Marketing Social é trazer iniciativas dentro da empresa com fins sociais, sem o intuito de comercialização. Ou seja, o foco desse tipo de marketing é promover a marca através de ações em prol da sociedade. Essa ideia surgiu na década de 70, quando se viu que o marketing poderia ser usado para um bem maior, pois este tinha e ainda tem um grande impacto na sociedade. Para propagar atitudes, destacar causas importantes e comportamentos que podem ser adotados para melhorar a sociedade como um todo. Suas ações podem ser direcionadas à saúde, educação, meio ambiente e transporte. O objetivo é trazer pequenas melhorias em grupos específicos com ações simples. Essa forma de marketing é beneficial para a população e para a marca, ao trazer um olhar positivo sobre a empresa. Além de poder destacar a visão, missão e valores da marca.

Exemplos famosos que podem ser citados são o McDia Feliz que doa seus lucros desse dia em prol da luta do câncer infantil, o Criança Esperança promovido pela Globo com intuito de aumentar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situações precárias, e o projeto Florestas Ypê da marca de produtos de limpeza Ypê que atua no reflorestamento da Mata Atlântica.

Como aplicar o Marketing Social

Para que o Marketing Social traga efeitos positivos para ambos os lados, existem alguns aspectos que precisam ser cumpridos. Por exemplo, é preciso que a marca realmente traga alguma mudança palpável em algum setor social, de forma que é necessário investimento sem fins lucrativos. Outro ponto importante é focar em um público-alvo e entender as necessidades dele, portanto uma pesquisa deve ser feita para encontrar o melhor setor, desenvolver as metas e criar um plano de marketing claro e efetivo. Além disso, existem formas de fazer ações sem precisar criar algo do zero, como, por exemplo, doações a entidades e instituições que façam o trabalho ativo. Da mesma forma, pode ser feita associações e parcerias com organizações e empresas que já exercem uma ação ou que também buscam fazer esse tipo de marketing. Patrocinar projetos sociais e se comprometer com eles também são ótimos pontos de partida para quem está começando no Marketing Social.