Quer aumentar suas vendas? Valor do seu serviço ou produto? Como funciona?
A percepção de valor é um fator fundamental para que uma empresa estabeleça uma relação comercial com seus clientes. Isso irá determinar a forma como o cliente avalia os ganhos associados com a sua experiência. Pode parecer difícil estimar esse valor, mas de acordo com essas 10 dicas, você ficará expert nisso.
Muitas empresas acham que o valor está apenas relacionado a custo e preços, o que não está errado, porém também não está totalmente certo. Aí você pode perguntar, “Mas valor não é o custo do produto e quanto de lucro eu irei gerar? ” A resposta é sim e não, o valor está diretamente associado a custo e preços, porém esses não são os fatores limitantes.
O valor também tem a ver com a experiência agregada ao produto, o que esse produto pode facilitar ou influenciar na vida do comprador. Tendo isso em mente, teremos como resultado o aumento das vendas e fidelização dos consumidores. Mas para isso, existe um questionamento: “o que é percepção de valor? ”
O que é percepção de valor?
Essa é a pergunta que toda empresa se faz, ou deveria se fazer. Pois há uma corrida constante para tentar compreender qual a necessidade do consumidor e com isso dar valor ao seu produto ou serviço. Tudo isso para que o cliente tenha uma experiência satisfatória com a sua empresa.
Portanto tenha sempre em mente que o seu objetivo não é vender um produto para seu cliente, mas sim vender uma solução para um problema. Vamos pensar assim quando você compra um liquidificador, a empresa que fez esse produto não pensou em criar um produto de venda, mas sim uma solução para os seus problemas. “Mas como assim? ”.
Bom, é simples, sem o liquidificador você não conseguiria fazer vitaminas, fazer sucos… dentre outras soluções que esse produto trouxe. Isso é valor, vender uma solução para um problema. Valor está diretamente relacionado com a satisfação do cliente. Preço é o que você paga, valor é o que você leva. Mas chega de textos e vamos para as 10 dicas de como aumentar a percepção do se produto ou serviço.
- Investir na qualidade do seu produto e serviços: qualidade é algo indispensável para um negócio bem-sucedido;
- Alinhar a oferta e a marca, aos valores do cliente: ter real noção do seu público-alvo e seu poder aquisitivo;
- Oferecer uma experiência com o produto ou serviço: o consumidor não quer que sua vida seja afetada pelo uso de um item, mas sim que sua vida melhore com a aquisição desse produto;
- Ter cases de sucesso para mostrar: a melhor forma de conquistar os clientes é apresentando resultados reais e concretos, mostrando a satisfação de outros clientes;
- Ser transparente sobre os resultados: nada de jeitinho brasileiro, essa etapa tem que ser sempre transparente, pois sua reputação está em jogo;
- Informar sobre as diferentes formas de aplicação: seu produto ou serviço não atua em apenas uma função, ele é multifuncional. Seu cliente deve saber disso. Você deve informar a ele as formas de aplicação do produto;
- Fazer uma entrega memorável: nós somos constantemente conquistados pelo visual, portanto não deixe esse item para trás. Impressione sempre que puder;
- Oferecer assistência constante: não seja aquela empresa que o consumidor tem que lutar para conseguir sua atenção, esteja sempre disponível e seja solícito;
- Exibir FAQs: as perguntas mais frequentes ajudam a solucionar dúvidas e objeções acerca do seu produto. Isso facilitará a sua vida;
- Oferecer free trials: uma ótima estratégia para ganhar a atenção das pessoas e com isso conquistá-las com seu produto ou serviço, é gerando um período de teste gratuito, ou um vídeo que exponha a praticidade de se ter um produto ou serviço como este.